quarta-feira, 24 de outubro de 2007

SOBRE COCÔS E OBRAS


Obra de Adler Murad
Foto de Stéphany Mattanó

Ainda com relação ao intercâmbio CuritibaXTeresina...
Adler Murad(PI), presenteou o Couve-Flor com este quadro. Quando eu vi Linda pela primeira vez não poderia prever o quão horrível seria sua história. Começando pelo excesso de bagagem que Linda deu no vôo de volta de Teresina pra Curitiba.
Após alguns dias traumatizada com seus quilinhos a mais, chegou tranqüilamente ao Cafofo Couve-Flor (sede do Coletivo Couve-Flor) pelas mãos de Ricardo Marinelli.
Só que o pior (ou melhor) estaria por vir...
Não sabíamos que no cafofo morava uma pomba. E ela se diferenciava das pombas-padrão, pelo seu senso estético e sagacidade de adentrar locais aparentemente herméticos. Ela nos visitava com certa regularidade para estravazar seu impulso criativo no chão de nosso estúdio.
Não sei também até onde vai esta coisa de direitos autorais neste caso, mas a protagonista de nossa história é co-responsável pela criação da obra, uma vez que num impulso de extrema criatividade, joga seus próprios dejetos em cima da pintura a guache de Adler.
A princípio, o coletivo Couve-Flor ficou na dúvida se contataria Adler para informar de tal abuso por parte da pomba, ou mesmo, se poderíamos começar uma segunda interferência, que seria a de apagar a ação da pomba do histórico da obra.
Procurei Alder pelo MSN e tratei de tirar esta dúvida. Ele me pediu que respeitasse a ação da pomba, uma vez que ela saíra da condição de apenas observadora para deixar sua marca na história da arte.
Até o fechamento deste texto não consegui falar com a pomba, nem ao menos saber seu nome. Fui seguindo algumas pistas que levarão a resolução deste caso:
* impulso criador semelhante ao de Pollock;
* perda da condição de autora
* assume a condição de anônima como questionamento no papel da identidade como fator essencial para existência de uma obra. a obra existe se não podemos identificar o autor?
* ela representa o movimento de centralização do ambiente das pombas na cidade de Curitiba?
* ela representa a classe marginal das pombas que super povoam os grandes centros das grandes cidades?
* esqueçamos toda a questão artística e concluímos que esta é uma história pessoal da pomba contra Linda?
Continua...

3 comentários:

Arianne Pirajá. disse...

Eu tenho uma leve impressão que essa pomba é amiga do Adler...
;*

Elielson Pacheco disse...

a pomba anonima quer revolucionar a industria de fabricação de tintas, propondo uma mais orgânica e politicamente correta, e de quebra diminuindo a sujeira das cidades...

L.H. disse...

kkkkk...nossa fazia tmepo que nao vinha aqui....

p.s.: gente e o trem? se vc quer saber o que ele tem vamos corra atrás do trem......

rs.
beijo gata vogue.